Início > Eventos > Students to Business 2009

Students to Business 2009

O Programa Students to Business – S2B – é uma iniciativa da Microsoft, através dos Centros de Inovação no Brasil, e da parceria com diversas instituições de ensino e Governos.

O objetivo do programa é desenvolver nos estudantes competências e habilidades em áreas específicas de TI, aproximando-os do mercado de trabalho. Para isso, o programa prevê treinamento e capacitação para estudantes do ensino médio, técnico, de graduação e pós-graduação em conteúdos conceituais e tecnologias Microsoft, específicas para a área de desenvolvimento de software e de infra-estrutura de TI. Com esta proposta, o programa S2B cria oportunidades para estudantes, instituições de ensino e empresas.

Nessa edição, o S2B, teve a participação de Thiago Henrique Zen que expôs uma visão profunda sobre o mercado de trabalho. Para ele o principal requisito que o mercado exige atualmente é a ética e em segundo lugar o inglês. Além disso, Thiago falou sobre os parceiros do Programa S2B (TechResult e Centro Tecnológico Positivo), detalhou ainda, as etapas do Programa (serão 3 etapas: “aulão” motivacional, capacitação e prática, encerrando com uma formatura e uma feira dos melhores projetos).

O que foi bastante importante na nova etapa da palestra foi a presença e o depoimento de ex-alunos do programa S2B, que apontou as principais motivações para entrar no programa e como o S2B alavancou a suas carreiras profissionais.

Aproveitando o gancho, Thiago fez uma panorama sobre a Carreira de TI, falando desde de quais são os possíveis cursos superiores que o estudante de ensino médio pode fazer, até algumas características (aspectos) da área, tais como:

· Ausência de conselhos regionais;

· Profissionais com diversas formações;

· Grande número de associações de classe: ASSESPRO, SOFTEX, etc;

· Carreira em Y (resumindo sobre o que o palestrante disse: apesar de um profissional que começou na área técnica poder continuar nela, chegará o momento em que esse profissional deverá optar entre a área de gestão ou a área técnica);

· Grandes oportunidades de se tornar um empreendedor;

· Alta competitividade técnica: é importante o profissional dessa área estar sempre estudando e se atualizando;

Além disso, Thiago disse que existem diversas ramificações na carreira e oportunidades nas áreas de gestão, marketing e comercial (não apenas na área técnica).

Após mais algumas considerações sobre o Mercado de TI, todos os alunos participantes dessa 1ª etapa fizeram a prova de seleção e já estão aguardando o resultado se participarão da 2ª fase do programa.

Qualquer dúvida sobre o evento, estou a disposição.

Braz Alves de Lima

Desenvolvedor Web

NTI – Núcleo de Tecnologia e Informações da SME

Categorias:Eventos Tags: , ,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: